Instruções aos Autores

Atualizado em 27/05/2024

1) O autor é responsável pelas revisões textuais. A Revista Mises não é responsável pela revisão ortográfica e após a publicação não serão realizadas mudanças textuais.

2) Escolha a seção mais adequada para seu artigo. A Política de Seções pode ser acessada aqui.

3) A ordem dos autores deve ser colocada exatamente como será publicado, não aceitaremos alterações após a publicação.

4) Durante a submissão, no Campo Instituição dos autores, a afiliação dos autores deve sempre conter a cidade, estado e país, e vir escrita por extenso, por uma questão de padronização, e formalidade. Em relação a este último, evitar o uso de adjetivos, pois isso torna o escrito informal.   

Exemplos:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. 

Pontificia Universidad Católica Argentina - UCA, Buenos Aires, Argentina

Metropolitan State Unversity of Denver, Denver, CO, USA

No campo Resumo da Biografia, colocar um resumo de até 500 caracteres.

4) O texto deve ser redigido em Word, corpo 12, fonte Times New Roman, espaçamento 1,5, página A4, justificado e os parágrafos com entrada de 1,25 cm. Os artigos devem ter no máximo 43 páginas.

5) A estrutura deve obedecer à seguinte sequência: título; resumo (entre 800 e 1000 caracteres com espaço); cinco palavras-chave devidamente separadas com  vírgula ( , ); título em inglês; abstract e keywords; título em espanhol, resumen e palabras clave e texto. O texto precisa ter introdução e conclusão (não numeradas) e os devidos itens e subitens do desenvolvimento do trabalho.

6) Os rodapés devem conter apenas comentários e observações dos autores e deve estar em fonte 10, Times New Roman, espaçamento simples. Não se deve inserir referências no rodapé e sim na sessão final, destinada à listagem dos autores.

8) Palavras estrangeiras, termos técnicos ou em destaque devem estar em itálico. Aspas somente para citações diretas. Itálico não deve vir para destacar palavras. Estas devem vir negritadas. Salvo em caso de citações diretas, onde é preciso transcrever literalmente conforme feito. Porém, neste caso, é necessário sinalizar, entre colchetes, [grifos no original].

9) As citações com menos de 4 linhas deverão vir no corpo do texto, entre aspas sem itálico. As citações com mais de quatro linhas deverão vir destacadas num bloco de texto com recuo de 4 cm à esquerda em fonte tamanho 11, sem aspas.

10) Figuras, Gráficos e Tabelas: Figuras deverão ter a máxima resolução possível, sendo a resolução mínima de 300 dpi. Tanto para Figuras, Gráficos e Tabelas, o título deve ser inserido na parte superior, com indicativo em número arábico, centralizado, travessão e título, tamanho letra 12 em negrito; na parte inferior, a fonte (referência ao documento de onde foram extraídas as informações/dados) tamanho da letra 10, centralizado.

11) Após a conclusão do texto, podem ser inseridos apêndices, anexos e agradecimentos. Agradecimentos servem para fazer referência a qualquer subvenção ou instituição de apoio financeiro para a pesquisa.

12) Durante o processo de submissão do manuscrito até a publicação do artigo, a identificação de autoria é informação restrita aos Editores, devendo ser incluída somente no campo de cadastro de autor, durante a submissão eletrônica.

13) As submissões passam por sistema detector de plágio.

Para evitar plágio, sugerimos aos autores que estejam atentos às recomendações a seguir:

Para evitar plágio, sugerimos aos autores que estejam atentos às recomendações a seguir:

- Paráfrase: coloque a ideia com suas próprias palavras. Certifique-se para não copiar literalmente mais de duas palavras em uma linha do texto. Caso utilize trechos maiores é necessário colocá-los entre aspas.

- Citação: siga as diretrizes de formatação de documentos do estilo APA. Envolve a adição dos nomes dos autores e a data da publicação ou informação similar. Não citar corretamente pode constituir plágio. Ao citar uma fonte, utilize a frase exatamente como aparece no texto original.

 - Citando citação: essa prática prescinde o uso do apud denotando que a citação está dentro da obra de outro autor, se atentando para informar a página, ano e ambos os autores envolvidos (citado e o citante).

 - Autocitação: caso os autores utilizem ideias próprias, porém já publicadas anteriormente, devem se autocitar. Utilizar material já publicado sem referenciá-lo adequadamente denomina-se autoplágio.

 14) A partir da Edição de 2024 a MISES JOURNAL adota o sistema APA de citação e referência.

Guia de citação em formato APA

Fonte: Mendeley: https://www.mendeley.com/guides/apa-citation-guide/ 

Este é um guia completo para citações no texto e na lista de referências da APA (American Psychological Association). Este guia abrangente e fácil de usar facilita a citação de qualquer fonte.

Componentes principais de uma referência APA:

 

1. Noções básicas de referência da APA: lista de referências

Uma lista de referências é uma lista completa de referências usadas em um texto, incluindo o nome do autor, data de publicação, título e muito mais. Uma lista de referência da APA deve:

  • Estar em uma nova página no final do documento
  • Esteja centrado
  • Estar em ordem alfabética pelo nome do primeiro autor (ou título se o autor não for conhecido, neste caso a, an e the devem ser ignorados)
    • Se houver vários trabalhos do mesmo autor estes são ordenados por data, se os trabalhos forem do mesmo ano são ordenados alfabeticamente pelo título e recebem uma letra (a,b,c etc) após a data
  • Contém referências completas para todas as referências no texto usadas

 

2. Noções básicas de referência da APA: citação no texto

As referências no texto devem ser incluídas após o uso de uma citação ou paráfrase retirada de outro trabalho.

Citações no texto são citações dentro do corpo principal do texto e referem-se a uma citação direta ou paráfrase. Correspondem a uma referência na lista de referências principal. Essas citações incluem apenas o sobrenome do autor e a data de publicação. Usando um exemplo do autor James Mitchell, isso assume a forma:

Mitchell (2017) afirma… Ou…(Mitchell, 2017).

A estrutura disso muda dependendo se uma citação direta ou parêntese é usada:

  • Citação Direta: A citação deve seguir diretamente a citação e conter um número de página após a data, por exemplo (Mitchell, 2017, p.104). Esta regra vale para todas as variações listadas.
  • Parênteses: O número da página não é necessário.

Dois autores:

O sobrenome de ambos os autores é indicado com 'e' ou um e comercial entre eles. Por exemplo:

Mitchell e Smith (2017) afirmam… Ou…(Mitchell & Smith, 2017).

Três, Quatro ou Cinco Autores:

Para a primeira citação, todos os nomes devem ser listados:

Mitchell, Smith e Thomson (2017) afirmam… Ou…(Mitchell, Smith, & Thomson, 2017).

Outras citações podem ser abreviadas para o nome do primeiro autor seguido de et al:

Mitchell et al (2017) afirmam… Ou…(Mitchell et al, 2017).

Seis ou mais autores:

Deve ser indicado apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de et al, ver exemplo acima.

Sem Autores:

Se o autor for desconhecido, deverão ser utilizadas as primeiras palavras da referência. Geralmente é o título da fonte.

Se este for o título de um livro, periódico, brochura ou relatório, deverá estar em itálico. Por exemplo:

(Um guia para citação, 2017).

Se este for o título de um artigo, capítulo ou página web, deverá estar entre aspas. Por exemplo:

(“Citação APA”, 2017).

Citando autores com vários trabalhos de um ano:

Os trabalhos deverão ser citados com a, b, c etc após a data. Essas letras são atribuídas na lista de referências, ordenada alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Por exemplo:

(Mitchell, 2017a) Ou (Mitchell, 2017b).

Citando vários trabalhos entre parênteses:

Se as obras forem do mesmo autor, o sobrenome é indicado uma vez seguido das datas em ordem cronológica. Por exemplo:

Mitchell (2007, 2013, 2017) Ou (Mitchell, 2007, 2013, 2017)

Se essas obras forem de vários autores, as referências serão ordenadas alfabeticamente pelo primeiro autor, separadas por ponto e vírgula, da seguinte forma:

(Mitchell e Smith 2017; Thomson, Coyne e Davis, 2015).

Citando um grupo ou organização:

Para a primeira citação deverá ser utilizado o nome completo do grupo. Posteriormente, isso pode ser reduzido. Por exemplo:

Primeira citação: (International Citation Association, 2015)

Outras citações: (Citation Association, 2015)

Citando uma fonte secundária:

Nesta situação, o autor original e a data devem ser indicados primeiro, seguidos de “conforme citado em”, seguido do autor e da data da fonte secundária. Por exemplo:

Lorde (1980) conforme citado em Mitchell (2017) Ou (Lorde, 1980, conforme citado em Mitchell, 2017)

 

3. Como citar diferentes tipos de fontes

  • A citação no texto não varia dependendo do tipo de fonte, a menos que o autor seja desconhecido.
  • As citações da lista de referências são altamente variáveis ​​dependendo da fonte.

Como citar um livro (título, não capítulo) no formato APA

A referência de livros é o estilo mais básico; corresponde ao modelo acima, sem a seção URL. Portanto, o formato básico de uma referência de livro é o seguinte:

Exemplos de referências de livros:

Mitchell, JA, Thomson, M. e Coyne, RP (2017). Um guia para citação. Londres, Inglaterra: Meu Editor

Jones, AF e Wang, L. (2011). Criaturas espetaculares: a floresta amazônica (2ª ed.). San Jose, Costa Rica: Meu editor

Como citar um livro editado no formato APA

Este formato de referência é muito semelhante ao formato do livro, exceto por uma inclusão extra: (Ed(s)). O formato básico é o seguinte:

Exemplo de livro editado:

Williams, ST. (Ed.). (2015). Referenciação: um guia para regras de citação (3ª ed.). Nova York, NY: Meu editor

Como citar um capítulo em um livro editado no formato APA

Livros editados são agrupamentos de capítulos escritos por diferentes autores. Para referenciar um único capítulo, é necessário um formato diferente. A estrutura básica é a seguinte:

Exemplo de capítulo de livro editado:

No exemplo a seguir, B.N. Troy é o autor do capítulo e S.T. Williams é o editor.

Tróia, B. N. (2015). Regras de citação da APA. Em ST, Williams (Ed.). Um guia para regras de citação (2ª ed., pp. 50-95). Nova York, NY: Editores.

Como citar um e-book no formato APA

Uma referência de e-book é igual a uma referência de livro, exceto que o editor seja trocado por um URL. A estrutura básica é a seguinte:

Sobrenome do autor, inicial(is) (Ed(s).*). (Ano). Título (ed.*). Obtido do URL

*opcional.

Exemplo de e-book:

Mitchell, JA, Thomson, M. e Coyne, RP (2017). Um guia para citação. Obtido em https://www.mendeley.com/reference-management/reference-manager

Como citar um capítulo de e-book no formato APA

Segue a mesma estrutura de uma referência de capítulo de livro editado, exceto que o editor é trocado por um URL. A estrutura é a seguinte:

Sobrenome do autor do capítulo, inicial(is). (Ano). Título do capítulo. Na(s) inicial(is) do editor, sobrenome (Ed.). Título (ed., intervalo de páginas do capítulo pp.). Obtido do URL

Exemplo de capítulo de e-book:

Tróia, B. N. (2015). Regras de citação da APA. Em ST, Williams (Ed.). Um guia para regras de citação (2ª ed., pp. 50-95). Obtido em https://www.mendeley.com/reference-management/reference-manager

Como citar um artigo de jornal impresso ou online no formato APA

Os artigos diferem das citações de livros porque a editora e a localização da editora não estão incluídas. Para artigos de periódicos, estes são substituídos pelo título do periódico, número do volume, número da edição e número da página. A estrutura básica é:

Exemplos de artigos de periódicos:

Mitchell, J.A. (2017). Citação: Por que é tão importante. Diário Mendeley, 67(2), 81-95

Mitchell, J.A. (2017). Citação: Por que é tão importante. Diário Mendeley, 67(2), 81-95. Obtido de https://www.mendeley.com/reference-management/reference-manager

Como citar artigos de jornal impressos ou online no formato APA

A estrutura básica é a seguinte:

Sobrenome do autor, inicial(is). (Ano mês dia). Título. Título do jornal, coluna/seção, p. ou pp. Obtido do URL*

**Incluir apenas se o artigo estiver online.

Nota: a data inclui o ano, mês e data.

Exemplo de artigos de jornal:

Mitchell, J.A. (2017). Mudanças nos formatos de citações abalam o mundo da pesquisa. O Telégrafo Mendeley, Notícias de Pesquisa, pp.9. Obtido em https://www.mendeley.com/reference-management/reference-manager

Como citar artigos de revistas impressas ou online no formato APA

A estrutura básica é a seguinte:

Sobrenome do autor, inicial(is). (Ano mês dia). Título. Título da Revista, pp.

Exemplo de artigo de revista:

Mitchell, J.A. (2017). Como a citação mudou o mundo da pesquisa. O Mendeley, pp. 26-28

Como citar material não impresso no formato APA

Como citar uma imagem no formato APA

O formato básico para citar uma imagem é:

Exemplo de imagem:

Millais, JE (1851-1852). Ofélia [pintura]. Obtido de www.tate.org.uk/art/artworks/millais-ophelia-n01506

Como citar um filme no formato APA

O formato básico de uma citação de filme é:

Sobrenome do produtor, inicial (Produtor) e sobrenome do diretor, inicial (Diretor). (Ano de lançamento). Título do filme [Filme]. País de Origem: Estúdio.

Exemplo de filme:

Hitchcock, A. (Produtor) e Hitchcock, A. (1954) Janela traseira. Estados Unidos da América: Paramount Pictures.

Como citar um programa de TV no formato APA

O formato básico é o seguinte:

Sobrenome do escritor, iniciais (escritor) e sobrenome do diretor, iniciais (diretor). (Ano de lançamento). Título do episódio [episódio da série de televisão]. No sobrenome do produtor executivo, inicial(is) (Produtor Executivo), Nome da série de TV. Cidade, Estado do canal original: Rede, Estúdio ou Distribuidora

Exemplo de programa de TV:

Catlin, M. e Walley-Beckett, Moire (escritores) e Johnson, R (diretor). (2010). Fly [episódio de série de televisão]. Em Schnauz, T. (Produtor Executivo). Liberando o mal. Culver City, CA: Sony Pictures Television

Como citar uma música no formato APA

O formato básico para citar uma música no formato APA é o seguinte:

Exemplo de música:

Beyoncé, Diplo, MNEK, Koenig, E., Haynie, E., Tillman, J., e Rhoden, S.M. (2016) Hold up [Gravado por Beyoncé]. Sobre Limonada [álbum visual]. Nova York, NY: Parkwood Records (16 de agosto)

Como citar um site no formato APA

Ao citar um site, a estrutura básica é a seguinte:

Sobrenome do autor, inicial(is). (Ano mês dia). Título. Obtido do URL

Exemplo de site:

Mitchell, J.A. (2017, 21 de maio). Como e quando fazer referência. Obtido de https://www.howandwhentoreference.com.