Novas contribuições para a teoria empresarial da mudança social e cultural
DOI:
https://doi.org/10.30800/mises.2020.v8.1269Palavras-chave:
Empreendedorismo, mudança social e cultural, conhecimento, cálculo econômico, laço socialResumo
Este artigo alia o referencial teórico, desenvolvido por Coyne e Boettke (2009) sobre a teoria empresarial da mudança social e cultural, às contribuições de Huerta de Soto (2010), sobre a impossibilidade de cálculo econômico no socialismo. Com esse resumo, a teoria empresarial de mudança social e cultural é reforçada
para (1) refutar qualquer ação política que objetiva alcançar as mudanças sociais e culturais, e (2) para ter o empreendedor como a força motriz de todo o fenômeno social. O artigo conclui que, assim como na esfera do mercado, o governo não pode implementar políticas orientadas à mudança social e cultura efetivamente, uma vez que ele não consegue adquirir o conhecimento necessário para planejar a sociedade e as relações sociais.
Downloads
Métricas
Referências
COYNE, Christopher; BOETTKE, Peter J. An Entrepreneurial Theory of Social and Cultural Change. In: PÉREZDÍAZ, Victor. Markets and Civil Society: The European Experience in Comparative Perspective. New York: Berghahn Books, 2009.
COYNE, Christopher; SOBEL, Russell S; DOVE, John A. The non-productive entrepreneurial process. Review of Austrian Economics, v. 23, 2010.
HAYEK, Friedrich August von. Individualism and Economic Order. Chicago: The University of Chicago Press, 1948.
HAYEK, Friedrich August von. Law, Legislation and Liberty: A new statement of the liberal principles of justice and political economy. London: Routledge, 1998.
HAYEK, Friedrich August von. The Fatal Conceit: The Errors of Socialism. London: Routledge, 1992.
HOLCOMBE, Randall G. Political entrepreneurship and the democratic allocation of economic resources. Review of Austrian Economics, v. 15, 2002.
HOPPE, Hans-Hernmann. Democracy: the God that Failed. New Brunswick: Transaction Publishers, 2001.
HUERTA DE SOTO, Jesús. Socialism, Economic Calculation and Entrepreneurship. Cheltenham: Edward Elgar, 2010.
KIRZNER, Israel M. Competition and Entrepreneurship. Chicago: The University of Chicago Press, 1973.
KLEIN, Peter G. The Capitalist and the Entrepreneur: Essays on Organizations and Markets. Auburn: The Ludwig von Mises Institute, 2010.
MCCAFFREY, Matthew; SALERNO, Joseph T. A Theory of Political Entrepreneurship. Modern Economy. v. 2, 2011.
MISES, Ludwig von. Human Action: A Treatise on Economics. Auburn: The Ludwig von Mises Institute, 1998.
MISES, Ludwig von. Socialism: an Economic and Sociological Analysis. New Haven: Yale University Press, 1951.
MISES, Ludwig von. The Theory of Money and Credit. Auburn: The Ludwig von Mises Institute, 2009.
SABATER-MIR, Jordi; SIERRA, Carles. Reputation and social network analysis in multi-agent systems. Proceedings of the International Conference on Autonomous Agents, p.475-482, 2002.
SCHELLING, Thomas C. The Strategy of Conflict. New York: Oxford University Press, 1960.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este periódico está licenciado sob uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.