Novas contribuições para a teoria empresarial da mudança social e cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30800/mises.2020.v8.1269

Palavras-chave:

Empreendedorismo, mudança social e cultural, conhecimento, cálculo econômico, laço social

Resumo

Este artigo alia o referencial teórico, desenvolvido por Coyne e Boettke (2009) sobre a teoria empresarial da mudança social e cultural, às contribuições de Huerta de Soto (2010), sobre a impossibilidade de cálculo econômico no socialismo. Com esse resumo, a teoria empresarial de mudança social e cultural é reforçada
para (1) refutar qualquer ação política que objetiva alcançar as mudanças sociais e culturais, e (2) para ter o empreendedor como a força motriz de todo o fenômeno social. O artigo conclui que, assim como na esfera do mercado, o governo não pode implementar políticas orientadas à mudança social e cultura efetivamente, uma vez que ele não consegue adquirir o conhecimento necessário para planejar a sociedade e as relações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vicente Moreno Casas, Universidad Loyola Andalucía

Economics student at Loyola University, Spain. Interested in Austrian Economics and its connection with Feminist Economics and sociology.

Referências

COYNE, Christopher; BOETTKE, Peter J. An Entrepreneurial Theory of Social and Cultural Change. In: PÉREZDÍAZ, Victor. Markets and Civil Society: The European Experience in Comparative Perspective. New York: Berghahn Books, 2009.

COYNE, Christopher; SOBEL, Russell S; DOVE, John A. The non-productive entrepreneurial process. Review of Austrian Economics, v. 23, 2010.

HAYEK, Friedrich August von. Individualism and Economic Order. Chicago: The University of Chicago Press, 1948.

HAYEK, Friedrich August von. Law, Legislation and Liberty: A new statement of the liberal principles of justice and political economy. London: Routledge, 1998.

HAYEK, Friedrich August von. The Fatal Conceit: The Errors of Socialism. London: Routledge, 1992.

HOLCOMBE, Randall G. Political entrepreneurship and the democratic allocation of economic resources. Review of Austrian Economics, v. 15, 2002.

HOPPE, Hans-Hernmann. Democracy: the God that Failed. New Brunswick: Transaction Publishers, 2001.

HUERTA DE SOTO, Jesús. Socialism, Economic Calculation and Entrepreneurship. Cheltenham: Edward Elgar, 2010.

KIRZNER, Israel M. Competition and Entrepreneurship. Chicago: The University of Chicago Press, 1973.

KLEIN, Peter G. The Capitalist and the Entrepreneur: Essays on Organizations and Markets. Auburn: The Ludwig von Mises Institute, 2010.

MCCAFFREY, Matthew; SALERNO, Joseph T. A Theory of Political Entrepreneurship. Modern Economy. v. 2, 2011.

MISES, Ludwig von. Human Action: A Treatise on Economics. Auburn: The Ludwig von Mises Institute, 1998.

MISES, Ludwig von. Socialism: an Economic and Sociological Analysis. New Haven: Yale University Press, 1951.

MISES, Ludwig von. The Theory of Money and Credit. Auburn: The Ludwig von Mises Institute, 2009.

SABATER-MIR, Jordi; SIERRA, Carles. Reputation and social network analysis in multi-agent systems. Proceedings of the International Conference on Autonomous Agents, p.475-482, 2002.

SCHELLING, Thomas C. The Strategy of Conflict. New York: Oxford University Press, 1960.

Publicado

2020-05-17

Como Citar

1.
Moreno Casas V. Novas contribuições para a teoria empresarial da mudança social e cultural. MisesJournal [Internet]. 17º de maio de 2020 [citado 24º de novembro de 2024];8. Disponível em: https://misesjournal.org.br/misesjournal/article/view/1269

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa