Esquerdista ou direitista, quem é mais pseudocientífico?

uma análise das crenças pseudocientíficas de alunos do curso de Psicologia da Universidade Feevale

Autores

  • Rodrigo Schmidt Feevale University, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.30800/mises.2024.v12.1530

Palavras-chave:

Pseudociência, Psicologia, Política, Pesquisa Quantitativa, Academia

Resumo

A Universidade tem como objetivo guardar e preservar o conhecimento, no entanto, mesmo em um ambiente tão intelectualmente elitizado, reina ainda a Pseudociência. Este conceito que gera tanto alarde na mídia contemporânea e é muitas vezes escarneado por pessoas que tem suas crenças classificadas como pseudocientíficas, banalizando assim a Ciência, proporcionando maior aderência desses conceitos e utilização dos mesmos em contextos de saúde ou na academia. Este artigo busca avaliar a permanência deste na concepção de alunos que frequentam o seio deste, a priori, santuário do conhecimento. Para isso utilizaram-se instrumentos que medem a crença em conceitos Pseudocientíficos e suas ramificações, além disso, avaliamos o grupo quanto ao seu posicionamento político e a adoção de correntes psicológicas, sendo a TCC e a Psicanálise, a última diretamente se enquadrando como não cientifica e ainda assim permanecendo na estrutura educacional brasileira.

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Biografia do Autor

Rodrigo Schmidt, Feevale University, RS, Brasil

Graduando em Psicologia. Gerente de Comunicação do Instituto Escafandristas e Coordenador Estadual do SFLB no Rio Grande do Sul. Tem interesse na área de psicologia política e economia comportamental.

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Publicado

2024-07-15

Como Citar

1.
Schmidt R. Esquerdista ou direitista, quem é mais pseudocientífico? uma análise das crenças pseudocientíficas de alunos do curso de Psicologia da Universidade Feevale. MisesJournal [Internet]. 15º de julho de 2024 [citado 22º de novembro de 2024];12. Disponível em: https://misesjournal.org.br/misesjournal/article/view/1530