A Competição Institucional como Processo de Aprendizado Social e de Limitação do Poder Político

Autores

  • Thiago Sousa Online de Madrid Manuel Ayau - OMMA

DOI:

https://doi.org/10.30800/mises.2019.v7.1127

Palavras-chave:

Competição institucional, Eficiência, Aprendizado social, Poder político, Políticas públicas

Resumo

Esse trabalho analisa os efeitos da competição institucional como processo de aprendizado social incentivador de desenvolvimento socioeconômico e limitador do poder político. Para tanto, o estudo faz uma crítica dos conceitos de eficiência alocativa e competição perfeita e sugere como alternativa a conceituação de competição como um processo social inerentemente dinâmico e baseado na descoberta, rivalidade e transmissão de informações O trabalho faz uso de argumentos teóricos e evidências empíricas que sustentam a hipótese de que a competição institucional é um processo capaz de significativamente incentivar mudanças sociais no sentido de limitar o poder político e a alinhar a oferta de produtos políticos, como legislações,  regulações e de serviços estatais com as demandas da sociedade civil. Trata-se, portanto, de um processo capaz de estimular a proteção de liberdades civis e de induzir desenvolvimento social.

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Publicado

2019-05-03

Como Citar

1.
Sousa T. A Competição Institucional como Processo de Aprendizado Social e de Limitação do Poder Político. MisesJournal [Internet]. 3º de maio de 2019 [citado 25º de novembro de 2024];7(1). Disponível em: https://misesjournal.org.br/misesjournal/article/view/1127

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa