A Teoria do Monopólio de Murray Rothbard aplicada ao Setor de Transporte Brasileiro

Uma visão geral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30800/mises.2023.v11.1455

Palavras-chave:

Monopólio, Escola Austríaca de Economia, Abuso Regulatório

Resumo

O objetivo deste artigo é desdobrar o pensamento econômico austríaco sobre o monopólio para um cenário ex-ante, buscando outras formas de intervenção estatal que possam criar monopólios, além da conhecida concessão estatal. Assim, buscou-se identificar os custos regulatórios e sua interferência indireta na quantidade de empresas dentro das indústrias, que cria um cenário favorável para o surgimento de monopólios. A proposição de Rothbard (2009) sobre a condição de existência de monopólios é correta, mas pode ser complementada com a análise de uma criação indireta e não intencional de monopólios pelo Estado.

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Biografia do Autor

Adriano Paranaiba, Instituto Federal de Goiás, Brazil

Adriano Paranaíba é Economista, Doutor em Transportes (UnB). Professor de Economia no Instituto Federal de Goiás (IFG). Editor-Chefe do Periódico Acadêmico do IMB - MISES: Interdisciplinary Journal of Philosophy, Law and Economics.

João Fernando Rossi Mazzoni, Hankamer School of Business, Baylor University, Waco, Texas, USA

Entrepreneurship Ph.D. Student, Hankamer School of Business, Baylor University. Economics BS (FEA-RP/USP), and Management MS (FEA-RP/USP).

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Publicado

2023-04-19

Como Citar

1.
Paranaiba A, Mazzoni JFR. A Teoria do Monopólio de Murray Rothbard aplicada ao Setor de Transporte Brasileiro : Uma visão geral. MisesJournal [Internet]. 19º de abril de 2023 [citado 25º de novembro de 2024];11. Disponível em: https://misesjournal.org.br/misesjournal/article/view/1455

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa