A Brazilian Adam Smith
Cairu como o fundador da economia política no Brasil no início do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.30800/mises.2018.v6.64Palavras-chave:
Adam Smith, José da Silva Lisboa, Visconde de Cairu, pensamento econômicoResumo
O influente trabalho de Adam Smith, A riqueza das nações, foi apresentado aos leitores brasileiros por um "economista" autodidata, José da Silva Lisboa, no início do século XIX. O artigo tem como objetivo reconstruir a receptividade das ideias de Smith no Brasil (e em Portugal), por meio dos primeiros trabalhos de José da Silva Lisboa. Ele era um intelectual notável, liberal por instinto, além de funcionário do governo, que era bastante responsável pela “abertura econômica” dos portos brasileiros ao comércio exterior (decretado pelo regente português, o príncipe D. João, em 1808, em sua chegada ao Brasil). Ele foi homenageado com o título de Visconde de Cairu (que se tornou o patrono dos economistas brasileiros no século 20). Traduziu, incorporou, copiou e transformou inúmeras ideias de Smith em seus livros (publicados em Portugal e no Brasil, pela Imprensa Régia), adaptando-as a uma economia colonial e um ambiente agrícola retrógrado. Ele sugeriu, entre outras características originais, a existência de um quarto fator de produção (além da terra, do trabalho e do capital): conhecimento, que poderia ser considerado uma antecipação da evolução conceitual moderna no pensamento econômico.
Downloads
Métricas
Referências
ARRIGHI, Giovanni.. Adam Smith in Beijing: Lineages of the Twenty-First Century. Londres, 2007.
______. The winding paths of capital. Interview with David Harvey. New Left Review, n.56, Mar-Apr/2009, p.61-94. Avaible em: <http://krieger.jhu.edu/arrighi/wp-content/uploads/sites/29/2012/08/GA-Interview_with_David_Harvey.pdf> or <http://krieger.jhu.edu/arrighi/about/giovanni-arrighi-1937-2009/>. Acessed at: 5 dec. 2016.
CAIRU, José da Silva Lisboa. Observações sobre a franqueza da indústria, e estabelecimento de fábricas no Brasil (1810). Senado Federal, Coleção Biblioteca Básica Brasileira, Brasília, 1999.
FENELON, Dea Ribeiro. Cairu e Hamilton: um estudo comparativo. Tese de doutorado apresentada à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais; Belo Horizonte, 1973.
FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil (1959). Fundo de Cultura.Rio de Janeiro, 1963.
LIMA, Heitor Ferreira. História do Pensamento Econômico no Brasil. Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1976.
LISBOA, José da Silva. Escritos Económicos Escolhidos, 1804-1820. Banco de Portugal, Coleção de Obras Clássicas do Pensamento Económico Português, Lisboa, 1993.
OLIVEIRA, Luis Valente de; RICUPERO, Rubens (orgs.). A Abertura dos Portos. Senac-SP, São Paulo, 2007.
SMITH, Adam. An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations. Londres, 1791.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este periódico está licenciado sob uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.