As Facetas do Movimento Iluminista Advindas de uma Perspectiva Libertária:
Destruindo o mito de Rousseau como o “progressivo compassivo”
DOI:
https://doi.org/10.30800/mises.2020.v8.1250Palavras-chave:
Democracia, monarquia, Ordem de Propriedade Privada, Revolução Francesa, anarco-capitalismoResumo
Este artigo pretende explicar as origens da Revolução Francesa, em especial, no que diz respeito a sua conexão com os principais proponentes do Iluminismo francês. Argumenta-se que o movimento iluminista era bem heterogêneo, composto por vários pensadores diferentes, com visões, muitas vezes, incompatíveis. Os méritos de Jean Jacques Rousseau, em relação à conservação e educação, são descritos, enquanto que, de maneira equivalente, criticam suas ideias bem coletivistas e suas visões discutíveis sobre as mulheres. É argumentado que, mesmo durante o principal período do movimento iluminista, pensadores liberais, como Montesquieu, Turgot, Lafayette e Condorcet, definiram teorias políticas baseadas na liberdade e concorrência individuais, eles estavam possivelmente “bem à frente no tempo”, para moldar, significativamente, a Revolução Francesa. Além dos aspectos positivos do movimento iluminista, a verdadeira Revolução Francesa era, muitas vezes, coletivista e nacionalista, e levou a uma fase violenta – o “Reino de Terror”. Assim, a análise nos permite entender a complexidade e diversidade do movimento iluminista e sua relação com a verdadeira Revolução Francesa. Consequentemente, a fase coletivista, nacionalista e violenta da revolução deve ser vista de forma crítica, também nos mostrando que a implementação de processos democráticos pode assumir riscos, já que a “regra da maioria” pode diferir significativamente do conceito de “Estado de Direito”.
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