O Uso de Narrativas em Modelos de Negócios
uma proposta para entender as lógicas da ação humana no empreendedorismo
DOI:
https://doi.org/10.30800/mises.2024.v12.1562Palavras-chave:
modelos de negócio, ação humana, análise da narrativa, valorResumo
O objetivo deste artigo é demonstrar como o método de análise narrativa, combinado com uma perspectiva de estruturação do modelo de negócio baseada no valor, pode ser aplicado para identificar a lógica da ação humana no empreendedorismo. O modelo de negócio é uma história narrativa, uma forma de apresentação, explicação ou interpretação de elementos que dão sentido à criação de oportunidades de negócio. No entanto, nem todo elemento é explícito nas narrativas de empreendedores que estão mostrando, principalmente para investidores, como seus modelos de negócio são estruturados. Com base no mapeamento de oposições implícitas ou explícitas na história, o que permite a identificação de significado oculto em argumentos, a lógica da narrativa é extraída da perspectiva do processo dialético, onde a sequência de eventos não segue uma linha cronológica, mas sim o resultado do processo de criação, configuração e apropriação de valor.
Downloads
Métricas
Referências
Arendt, H. (2014). Sobre a revolução. Companhia das Letras. (Obra original publicada em 1963).
Blank, S., & Dorf, B. (2014). Startup: Manual do Empreendedor. São Paulo: Alta Books.
Bowman, C., & Ambrosini, V. (2000). Value creation versus value capture: towards a coherent definition of value in Strategy. British Journal of Management, 11(1), 1-15. https://doi.org/10.1111/1467-8551.00147
Doganova, L., & Eyquem-Renault, M. (2009). What do business models do? Innovation devices in technology entrepreneurship. Research Policy, 38, 1559-1570. https://doi.org/10.1016/j.respol.2009.08.002 https://www.investopedia.com/articles/07/banking.asp
Feldman, M. S., Skoldberg, K., Brown, R. N., & Horner, D. (2004). Making Sense of Stories: A Rhetorical Approach to Narrative Analysis. Journal of Public Administration Research and Theory, 14(2), 147-170. https://doi.org/10.1093/jopart/muh010
Flores, J. (1994). Análisis de datos cualitativos: aplicaciones a la investigación educative. Barcelona: PPU.
Lounsbury, M., & Glynn, M. A. (2001). Cultural entrepreneurship: stories, legitimacy, and the acquisition of resources. Strategic Management Journal, 22(6-7), 545-564. https://doi.org/10.1002/smj.188
Mises, L. (1949). Human Action. A Treatise on Economics. New Haven, CT Yale University Press.
Pentland, B. T. (1999). Narrative Methods in Collaborative Systems Research. In Proceedings from the 32nd Hawaii International Conference on System Sciences. Hawai.
Pentland, B. T., & Feldman, M. S. (2007). Narrative Networks: Patterns of Technology and Organization. Organization Science, 18(5), 781-795. https://doi.org/10.1287/orsc.1070.0283
Perkmann, M., & Spicer, A. (2010). What are business models? Developing a theory of performative representations. Research in the Sociology of Organizations, Technology and Organization: Essays in Honour of Joan Woodward. 29, 265-275. https://doi.org/10.1108/S0733-558X(2010)0000029020
Ries, E. (2011). The lean startup. Crown Publishing Group.
Riessman, C. (2005). Narrative analysis. In: Narrative, memory, and everyday life, edited by Kelly, N., Horrocks, C., Milnes, K., Roberts, B. & Robinson, D., pp. 1-7. University of Huddersfield.
Silva e Meirelles, D. (2019). Business Model and Strategy: in search of dialog through value perspective. RAC – Revista de Administração Contemporânea, 23(6), 786-806. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2019180314
Storbacka, K., Windahl, C., Nenonen, S., & Salonen, A. (2013). Solution business models: Transformation along four continua. Industrial Marketing Management, 42(5), 705-716. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2013.05.008
Teece, D. J. (2016). Dynamic capabilities and entrepreneurial management in large organizations: Toward a theory of the (entrepreneurial) firm. European Economic Review, 86, 202-216. https://doi.org/10.1016/j.euroecorev.2015.11.006
Van de Ven, A. H. (2007). Engaged Scholarship: A Guide for organizational and Social Research. Oxford: Oxford University Press.
Wallnofer, M., & Hacklin, F. (2013). The business model in entrepreneurial marketing: A communication perspective on business angels’ opportunity interpretation. Industrial Marketing Management, 42(5), 755-764. http://dx.doi.org/10.1016%2Fj.indmarman.2013.05.012
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 MISES: Interdisciplinary Journal of Philosophy, Law and Economics
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico está licenciado sob uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.