O Uso de Narrativas em Modelos de Negócios

uma proposta para entender as lógicas da ação humana no empreendedorismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30800/mises.2024.v12.1562

Palavras-chave:

modelos de negócio, ação humana, análise da narrativa, valor

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar como o método de análise narrativa, combinado com uma perspectiva de estruturação do modelo de negócio baseada no valor, pode ser aplicado para identificar a lógica da ação humana no empreendedorismo. O modelo de negócio é uma história narrativa, uma forma de apresentação, explicação ou interpretação de elementos que dão sentido à criação de oportunidades de negócio. No entanto, nem todo elemento é explícito nas narrativas de empreendedores que estão mostrando, principalmente para investidores, como seus modelos de negócio são estruturados. Com base no mapeamento de oposições implícitas ou explícitas na história, o que permite a identificação de significado oculto em argumentos, a lógica da narrativa é extraída da perspectiva do processo dialético, onde a sequência de eventos não segue uma linha cronológica, mas sim o resultado do processo de criação, configuração e apropriação de valor.

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Biografia do Autor

Dimária Silva e Meirelles, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brazil

Economist, Master’s and Doctorate in Industrial and Technology Economics. Professor at the Center for Social and Applied Sciences, Presbyterian University Mackenzie, affiliated with the Graduate Program in Business Administration. Research Line: Creation, Configuration, and Appropriation of Value in Technology-Mediated Services.

José Carlos Thomaz, Independent Consultant, São Paulo, Brazil

He is a consultant and teacher in the field of management, with emphasis on Strategies and Markets, working mainly on the following themes: corporate reputation (involving corporate image, corporate culture, organizational identification, organizational behavior and corporate communication), competitive advantage, organizational performance and business modeling (value creation, configuration and appropriation).

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Publicado

2024-10-03

Como Citar

1.
Silva e Meirelles D, Thomaz JC. O Uso de Narrativas em Modelos de Negócios: uma proposta para entender as lógicas da ação humana no empreendedorismo. MisesJournal [Internet]. 3º de outubro de 2024 [citado 22º de dezembro de 2024];12. Disponível em: https://misesjournal.org.br/misesjournal/article/view/1562

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa