A curva Z:
Oferta e Demanda para os bens de Giffen
DOI:
https://doi.org/10.30800/mises.2018.v6.311Palavras-chave:
Curva de Demanda, Curva de Oferta, Bem de Giffen, Teoria do ConsumidorResumo
A demanda por um bem de Giffen é atípica, isto é, cresce conforme o preço aumenta. A representação tradicional desse fenômeno é uma curva de demanda com inclinação ascendente. O modelo é muito problemático, pois implica que a demanda pode oscilar entre o infinito e um infinito negativo. Um cenário, no mínimo, irrealista. Nesse artigo, discutimos brevemente os problemas do modelo tradicional, propondo um melhor: a curva Z. Como os bens de Giffen são uma consequência de uma redução na renda do consumidor, a curva Z ilustra os efeitos dessa mudança sobre a riqueza. Nosso objetivo aqui não é descartar totalmente a construção mental dos bens de Giffen. Em vez disso, propomos o que acreditamos ser um método mais preciso de representação gráfica dos bens de Giffen.
Downloads
Métricas
Referências
BATTALIO, Raymond.; KAGEL, John; KOGUT, Carl. Experimental Confirmation of the Existence of a Giffen Good. The American Economic Review, v. 81, n.4, September, p. 961-970, 1991. Available at: <http://www.jstor.org/stable/2006656?seq=1#page_scan_tab_contents>. Acessed in: October 10, 2018
BLOCK, Walter E.; BARNETT, William II. Giffen Goods, Backward Bending Supply Curves, Price Controls and Praxeology; or, Who’s Afraid of the Big Bad Boogie Man of Giffen Goods and Backward Bending Supply Curves? Not Us. Revista Procesos de Mercado, v. IX, n. 1, Spring, p. 353-373, 2012.
BLOCK, Walter; PHILBOIS, Gabriel. Giffen Goods and Backward Bending Supply Curves of Labor. Estudios Libertarios, v.1, p.55-59, 2018. Available at: <http://www.notaslibertarias.com/wp-content/uploads/2018/09/Article-8.pdf>. Acessed in: October 10, 2018
BLOCK, Walter; WYSOCKI, Igor. A defense of Rothbard on the demand curve against Hudik’s critique. Summer. Acta Economica et Turistica, Forthcoming, 2018.
JENSEN, R.; MILLER, N. Miller. Giffen Goods. Cambridge: Mimeo John F. Kennedy School of Government, Harvard University, 2001.
KLEIN, Peter G. A note on Giffen goods. Unpublished, s/d. Available at: <http://web.missouri.edu/~kleinp/misc/giffen.pdf>. <http://sites.baylor.edu/peter_klein/files/2016/06/giffen-t82d17.pdf>. Acessed in: October 10, 2018
KLEIN, Peter G. SALERNO, Joseph T. Giffen’s Paradox and the Law of Demand. Unpublished, s/d. Available at: <https://mises.org/library/giffen%E2%80%99s-paradox-and-law-demand>. Acessed in:
LEINBENTEIN, Harvey. Bandwagon, Snob, and Veblen Effects in the Theory of Consumers’ Demand. The Quarterly Journal of Economics, May, p. 183-207, 1950. Available at: <https://www.jstor.org/stable/1882692?seq=22#page_scan_tab_contents>. Acessed in:
LEINBENTEIN, Harvey. Bandwagon, Snob, and Veblen Effects in the Theory of Consumers’ Demand. In: BREIT, William; HOCHMAN, Harold (eds.). Readings in Microeconomics, Holt, Rinehart and Winston, p. 123-150, 1968.
LIPSEY, Richard G.; ROSENBLUTH, Gideon. A Contribution to the New Theory of Demand: A Rehabilitation of the Giffen Good. The Canadian Journal of Economics, v.. 4, n. 2 May, p. 131-163, 1971.
MCKENZIE, D. Are tortillas a Giffen good in Mexico?. Economics Bulletin, 2002. Available at: <http://www.accessecon.com/pubs/EB/2002/Volume15/EB-01O10003A.pdf>. Acessed in:
MISES, Ludwig von. Human Action. Scholars’ Edition. Auburn: Mises Institute, [1949] 1998.
MURPHY, Robert P.; WUTSCHER, Robert; BLOCK, Walter. Mathematics in Economics: An Austrian Methodological Critique. Philosophical Investigations, January, v. 33, n. 1, p. 44-66, 2010. Available at: <http://www3.interscience.wiley.com/cgi-bin/fulltext/123209256/PDFSTART;
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-9205.2009.01397.x/full>. Acessed in:
ROTHBARD, Murray N. Man, Economy and State. Auburn: Ludwig von Mises Institute, 2004 [1962].
SPIEGEL, Uriel. The Case of a ‘Giffen Good. The Journal of Economic Education,
v. 25, n. 2, p. 137-147, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este periódico está licenciado sob uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.